Livro publicado pela Editora Venturoli - Sede de proteção (2021)
É com extrema satisfação que informo aqui a publicação do meu mais novo livro pela promissora Editora Venturoli, cujo título é “Sede de proteção: o fornecimento de água potável como garantia de um meio ambiente do trabalho sustentável”. Trata-se da versão comercial de minha dissertação de mestrado.
O prefácio foi feito pelo ilustre professor e juiz do trabalho Dr. Ney Maranhão, por quem tenho profunda admiração e respeito pelos magníficos estudos realizados na seara labor-ambiental.
Esta obra é resultado de investigações científicas realizadas para a obtenção do título de Mestre em Ciência Jurídica pelo Curso de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí-SC, além da titulação no “Máster Universitario en Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad” pela Universidad de Alicante-España.
O seu escopo científico principal centra-se na investigação sobre a incidência da obrigação legal, conferida ao polo patronal da relação de trabalho, de fornecimento de água potável para a viabilização de um meio ambiente do trabalho equilibrado e sustentável.
Conforme defendido no trabalho acadêmico: “O direito ao acesso à água potável, portanto, merece ser visto como autêntico direito fundamental, uma vez que está intrinsecamente ligado ao direito à vida e à saúde. Destarte, imprescindível a formulação de uma política ambiental adequada no meio ambiente do trabalho, que leve à conscientização das obrigações patronais para a promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador. Sem o acesso à água potável, não há como viabilizar um meio ambiente de trabalho sustentável, saudável e equilibrado. Portanto, não é demais traduzir a água como um instrumento de trabalho, ou seja, uma 'ferramenta fisiológica' necessária para o bom funcionamento da mão de obra humana.”
Como se pode notar, congrega assuntos poucos abordados em livros comerciais: meio ambiente do trabalho, água potável e trabalho sustentável. Além disso, conta com um glossário de categorias labor-ambientais, ou seja, uma espécie de “minidicionário” de direito ambiental do trabalho, muito útil para acadêmicos, concurseiros e profissionais do Direito.
Realmente não há obra jurídica mais específica e aprofundada no mercado, tornando-se leitura obrigatória para quem tem interesse no estudo pormenorizado da sustentabilidade e do meio ambiente do trabalho.
Também foi feito um apanhado do cenário espanhol sobre a temática (doutrina, legislação e jurisprudência), em decorrência de minha experiência em extensão no estrangeiro (Universidad de Alicante).
Para quem tiver interesse em adquirir um exemplar, basta acessar o site da Editora Venturoli: “www.editoraventuroli.com”. Ou o seguinte link: “https://editoraventuroli.com/produto/sede-de-protecao/”.
Enfim, espero que gostem do resultado e estou à disposição para quaisquer críticas construtivas.
Tenham uma excelente e produtiva leitura!
Atenciosamente
Wagson Lindolfo José Filho
Tema de extrema relevância, acabo de incluir em minha lista de leituras futuras!
ResponderExcluir