Hino da Justiça do Trabalho
O Hino da Justiça do Trabalho, criado em homenagem aos magistrados trabalhistas brasileiros, foi composto em 12 de outubro de 1998 e oficializado no TRT8ª Região em 9 de março de 2000, por meio da Resolução nº 45. A execução da primeira audição aconteceu na ocasião da posse do desembargador Vicente Fonseca na presidência do Tribunal, no dia 4/12/1998.
O Plenário do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em sessão do dia 29/02/2012 e através da Resolução nº 91, de 06/03/2012, o oficializou, por unanimidade, em âmbito nacional. O Hino da Justiça do Trabalho é de autoria (letra e música) do desembargador do Tribunal Regional Trabalho da 8ª Região Vicente José Malheiros da Fonseca, nascido em 11 de março de 1948, em Santarém (PA).
O Hino, em sua grandeza cultural, reflete harmonicamente os ideais da Justiça do Trabalho e a importância dessa para o Poder Judiciário Brasileiro.
Eis a letra do Hino:
ISempre em busca de um grande idealNo caminho do justo e da leiSeja a meta atingir, afinal,Tudo aquilo que um dia sonhei!Salve, ó deusa da nossa esperança,O conflito nós vamos comporQuem confia em ti não se cansa,Vê na paz toda a chama do amor.
IICantemos em homenagemMantendo a nossa imagemNa voz desta cançãoEm forma de oração.Justiça da eqüidadeÉ a tua identidadeLouvemos nossa JustiçaA Justiça do Trabalho.
IIIPela paz socialEsta é a nossa missão:Dar ao povo o que é seuPor conquista se deuNa conciliação,Na sentença final.(Sempre em busca...)
Louvado seja o trabalho! com amor executado justo remunerado.
ResponderExcluir